Março 01 2021 0Comment

Principais Métodos Construtivos de Uma Moradia

No caso da construção de uma Moradia, conhecer os métodos construtivos permite-lhe escolher o mais adequado às suas necessidades. Obviamente que poderá sempre contar com o apoio da Vicente Vieira para ajudar a decidir, no entanto é sempre importante ter informação sólida sobre os principais métodos Construtivos de uma Moradia.

  1. Construção em Alvenaria

O método de alvenaria consiste na construção por elementos unidos entre si, usando ou não argamassa. Esses elementos podem ser de vários materiais, como blocos de cimento, tijolos e pedra.

Atualmente, a alvenaria com tijolos ou blocos de cimento é o método de construção mais utilizado em Portugal, mas também existe várias construções em pedra. Por um lado, escolher a alvenaria com tijolos ou cimento dá-lhe maior liberdade arquitetónica, apesar de estas casas tenderem a ser frias se o isolamento não for reforçado. Já as casas em pedra são mais resistentes à passagem do tempo e têm maior isolamento sonoro, mas tendem a ser húmidas.

  1. Construção Light Steel Frame LSF

A técnica de engenharia e construção LSF (Light Steel Frame), originalmente americana, prende-se com o desenvolvimento das estruturas em aço leve, que conseguem um grau de segurança praticamente igual ao da construção tradicional e são ligeiramente mais baratas. Do mesmo modo, estas construções são mais rápidas, devido à leveza dos materiais.

No entanto, este tipo de construção não é indicado para edifícios muito altos, sendo aplicadas normalmente apenas a moradias de um ou dois pisos, e limita a abertura de vãos, por porem em causa a distribuição de forças na estrutura.

  1. Betão armado no local da construção

A construção em betão armado é bastante conhecida, além de resistente, durável e flexível. Este método de engenharia e construção consiste em aplicar betão sobre uma estrutura de aço, sendo necessário também criar aderência entre os materiais para que a resistência às tensões seja realizada em conjunto.

Este método é capaz de formar construções muito duráveis, com bastante resistência às condições meteorológicas, ao desgaste e ao choque, além de ser uma construção relativamente rápida. No entanto, não proporciona um bom índice de isolamento térmico e acústico, pelo que requer medidas extra de isolamento, e o seu custo fica acima da média.

  1. Construção em madeira

A construção em madeira processa-se normalmente com recurso a vigas, barrotes e tábuas de madeira, unidos por pregos, parafusos ou encaixes.

Este método de engenharia e construção está muito na moda, no que diz respeito à edificação de casas modernas, e traz-lhe vantagens, como ser uma construção mais ecológica, muito versátil e resistente, e que ainda proporciona excelentes condições de isolamento térmico e acústico.

Porém, tenha em consideração que se não tiver os tratamentos adequados a madeira é um material combustível e mais vulnerável a agentes externos, não sendo recomendado para zonas com muita humidade.

Tags:

admin